(11) 3203-0906 | 98525-7173

GRAVURA é a arte resultante de um processo de impressão artesanal, de tiragem em número limitado e assinada pelo artista. Há vários tipos de impressão e diferentes matrizes. Para fazer a matriz o artista trabalha sobre uma superfície de madeira, pedra ou metal, que recebe as tintas e faz as impressões. Completada a tiragem, a matriz não será posteriormente reutilizada, e cada gravura receberá uma marcação geralmente a lápis com o número da cópia e o do total de impressões. Por exemplo: 5/100 é a quinta cópia de 100 impressões feitas. A gravura é então, um múltiplo da obra original, assinada uma a uma pelo artista, não podendo ser confundida com um poster, onde a impressão é meramente gráfica e de tiragem ilimitada.

Serigrafia: a matriz é feita em uma tela especial, que é esticada em um bastidor. Sobre a tela são colocadas máscaras com cada cor da obra. As mascaras recebem a tinta, que é espalhada por um rodo, para fixar a imagem no papel.

Xilogravura: a matriz é uma superfície de madeira, com a obra esculpida pelo artista. Sobre o relevo, aplica-se uma tinta especial, que passa pela pressa com o papel.

Litogravura: a matriz dessa técnica é uma pedra calcária tratada com solução ácida para desengordurá-la. A imagem é gravada com lápis ou tinta gordurosa. A repulsa entre a tinta e a gordura caracteriza a impressão.

Metal: desenha-se sobre uma chapa de metal envernizada com uma ponta seca (pincel sem tinta). Então, leva-se a peça para um banho de ácido e aplica-se uma camada de tinta que irá fixar-se apenas onde foi feito o desenho.

Digital: giclée ou digigrafia que, como o próprio nome diz é a obra do artista elaborada a partir de um arquivo digital e impresso a laser.

Fine Art: Impressão fine art é o processo de transferir fotografias, pinturas ou arte digitais para papéis e outras mídias de qualidade. Esse processo requer um gerenciamento rigoroso dos equipamentos e dos insumos utilizados, além de atenção de cuidados especializados.

Uma edição de gravuras compreende:
• A tiragem, definida de comum acordo entre o artista e o editor (Ex. 1/100 a 100/100)
• P.A. (prova de artista) destinada ao artista
• P.I. (prova de impressão) destinada ao impressor
• P.E. (prova de edição) destinada à editora, no caso de gravuras PM – Pós Morte – Fundação do Artista
• H.C. (hors comerce) uma denominação francesa que significa gravuras fora de comércio

ArtePrints Edições de Arte